Fale Conosco
Neuropatia

Neuropatias

A neuropatia ocorre devido ao adoecimento de um único nervo periférico por alguma patologia de base ( por exemplo, diabetes) enquanto a polineuropatia é o acometimento de mais de um nervo periférico. São muitos os sintomas e variáveis de acordo cada indivíduo e com o local acometido. A procura precoce por profissionais capacitados e experts no assunto é também determinante para o bom prognóstico. A terapia laser auxilia na reconstrução da bainha de mielina e é um ótimo recurso terapêutico.

Vamos entender as Neuropatias Periféricas?

Elas constituem um grupo de doenças que comprometem os nervos periféricos.

Estes nervos são recobertos por uma estrutura chamada de “bainha de melina”.

As principais doenças de base que levam ao comprometimento dos nervos são: o diabetes; algumas doenças hormonais; a deficiência de vitaminas e o alcoolismo crônico.

Existem outras condições que levam ao adoecimento dos nervos periféricos como a polineuropatia amiloidótica familiar ( rara ) e a polineuropatia crônica inflamatória.
O que a pessoa com a neuropatia poderá sentir?

Esta é uma pergunta comum e eu te digo que depende muito do nervo que está lesionado e em qual parte do corpo ele se encontra.

Alguns sintomas frequentes:

Na síndrome do túnel do carpo, por exemplo, a lesão é de um único nervo, chamado mediano, que carrega informação de sensibilidade e força de alguns músculos da mão. Assim, os sintomas são localizados, em apenas uma das mãos.

Na gestação este tipo de lesão poderá ocorrer devido ao “inchaço” e o mal posicionamento ao dormir.

Já na neuropatia do diabetes, a perda da sensibilidade é o sintoma mais frequente.

A dor também é queixa comum destes pacientes e geralmente inicia-se nos pés e progride até as mãos. Por acometer vários nervos é chamada de “Polineuropatia Diabética”.

Percebe o quanto os sintomas podem se diferenciar dependendo a doença de base e do (s) nervo (s) acometido (s)?

Como os nervos são também os “comunicadores” da força muscular ao cérebro, além da sensibilidade, a fraqueza muscular ocorre em muitos casos.

Sabe aquela sensação de formiguinhas subindo pela perna ou outro local do corpo? Então, este sintoma também aparece vez ou outra assim como a sensação de queimação.

E veja quantos outros sintomas poderão surgir nas neuropatias:

  • Perda de sensibilidade ao toque
  • Perda de sensação da temperatura
  • Perda de sensação de dor
  • Dor neuropática
  • Sensação de choques, pontadas
  • Dor causada por estímulo não doloroso, como o toque
  • Perda de massa muscular
  • Desequilíbrio / ataxia
  • Perda da informação da localização das articulações e do corpo
  • Constipação ou diarreia
  • Sensação de empachamento
  • Perda de urina ou retenção urinária
  • Disfunção erétil
  • Queda de pressão ao levantar

É importante reforçar que nem toda neuropatia é igual e não são todas elas que cursam com a dor.

A terapia laser

A laserterapia de baixa potência é de extrema utilidade em todos estes casos porque ela é capaz de promover a biomodulação, ou seja, reorganizar as células, diminuir a inflamação e a dor e promover a reconstrução da bainha de mielina.

Infelizmente seus efeitos são ainda pouco conhecidos pela maioria dos médicos e assim, nem sempre os pacientes se beneficiam deste recurso.

É um excelente recurso terapêutico utilizado por nós, fisioterapeutas.

Se você sente estes sintomas citados com frequência, passe em consulta com um neurologista da sua confiança para o diagnóstico e imediatamente após a confirmação, procure por um fisioterapeuta pois quanto antes aplicarmos o laser e iniciarmos o programa de reabilitação , melhor serão os resultados e menor será o desconforto.

Agende agora a sua consulta e sinta o alívio das dores, redução dos edemas e restaure a sua qualidade de vida!

× Como posso te ajudar?