Fale Conosco

Neuralgia do Trigêmio

É uma dor facial intensa ocasionada pela disfunção do nervo trigêmio.

Este nervo é responsável pela informação sensitiva do rosto ao cérebro e pelo controle dos músculos envolvidos.

A causa geralmente é a compressão do nervo.

A dor é excruciante e ocorre de forma aguda. É considerada a dor mais intensa entre todas.

A neuralgia do trigêmio manifesta-se em maioria das vezes em pessoas de meia idade e idosos mas pode afetar adultos de qualquer idade sendo as mulheres as mais acometidas.

A dor resultante de neuralgia do trigêmeo pode aparecer espontaneamente, mas, muitas vezes, é desencadeada quando se toca num ponto específico (denominado ponto-gatilho) da face, dos lábios ou da língua ou por atividades como escovar os dentes ou mastigar.

Podem ser sentidos, em qualquer zona da região inferior da face, ataques repetidos de dor intensa, como se fossem relâmpagos; a dor, em geral, incide na zona da bochecha, junto do nariz, ou no queixo.

É habitual apenas um lado da face ser afetado. A dor é sentida, apenas, durante alguns segundos, podendo durar, por vezes, até 2 minutos. Quando se repete até 100 vezes por dia, chega a ser incapacitante.

Como a dor é intensa, as pessoas tendem a se retrair e, por isso, o problema é designado como um tique.

A avaliação médica e/ ou do odontólogo é importante para diferenciar a neuralgia do trigêmeo de outras causas possíveis de dor facial, como distúrbios do maxilar, dos dentes ou dos seios paranasais e neuropatia do trigêmeo (que pode causar dor ou formigamento na face e prejudicar o paladar) assim como iniciar o tratamento medicamentoso e em alguns casos indicar a cirurgia.

A cirurgia que alivia a dor frequentemente resulta em dormência facial.

Além disso, a dor frequentemente reaparece. Como um resultado, as pessoas podem requerer diversos procedimentos. Passar por diversos procedimentos pode aumentar o risco de desenvolver dor grave que seja difícil de tratar.

Terapia laser na neuralgia do trigêmio

Os efeitos da fotobiomodulação estão muito bem documentados, incluindo-se o controle das dores neuropáticas.

Uma recente revisão sistemática, avaliando a eficácia da terapia por LBI ( laser venoso ) no tratamento das dores neuropáticas, concluiu que tal tratamento pode ser efetivo tanto para a neuralgia do trigêmio quanto para outros comprometimentos dos nervos faciais.

Estudos apontam também para o benefício do uso do laser aplicado em varredura ou em pontos em combinação com os fármacos de forma que permita uma redução da dose e consequentemente menores efeitos adversos.

A fotobiomodulação também tem sido investigada em outras dores neuropáticas orofaciais, tais como neuralgia pós-herpética, as neuropatias diabéticas e outras dores ocasionadas por lesões nervosas.

A terapia laser é adjuvante nos casos de dor por promover o alívio rapidamente, o aumento do tempo entre as crises e até mesmo na extinção das mesmas.

Muito utilizada em vários países e ainda pouco conhecida no Brasil, a terapia laser deve ser aplicada por profissional capacitado.

Agende agora a sua consulta e sinta o alívio das dores, redução dos edemas e restaure a sua qualidade de vida!

× Como posso te ajudar?